documentos:diatinf:uso-laboratorios

Última atualização: 2004
Responsável: Prof. Assis Oliveira

DOS DIREITOS E DEVERES

Artigo 1º Cada servidor ou aluno que deseje utilizar os laboratórios de Informática do CEFET-RN deverá ser cadastrado como usuário do sistema e receberá uma identificação (login) e uma senha (password), de caráter individual e intransferível.

  1. § 1º O login do usuário será o número de matrícula, para o aluno, ou a matrícula SIAPE, para o servidor.
  2. § 2º A senha, cuja responsabilidade é inteiramente do usuário, deve conter um mínimo de 5 (cinco) caracteres.

Artigo 2º A troca da senha deverá ser efetuada pelo próprio usuário, quando achar necessário, ou, obrigatoriamente, a cada 90 (noventa) dias.

  1. Parágrafo Único. Caso necessário, a Coordenação dos Laboratórios poderá efetuar a troca da senha, a qual será devidamente informada ao usuário.

Artigo 3º É vedado o uso simultâneo de mais de uma estação (computador), o qual será limitado pelo próprio sistema de rede.

Artigo 4º Cada usuário terá direito a um diretório, nomeado com o seu login, limitado a um espaço em disco de 5 (cinco) Mbytes.

  1. Parágrafo Único. É assegurado, caso seja constatada a necessidade e por solicitação do usuário, um aumento do espaço em disco, para uma capacidade a ser definida pela Coordenação dos Laboratórios.

Artigo 5º O diretório de usuário terá atributo de leitura e escrita, cabendo a cada usuário a manutenção dos arquivos em seu diretório.

  1. § 1º A Coordenação dos Laboratórios não se responsabilizará por possíveis perdas de arquivos e outros problemas de não recuperação de leitura destes em seu diretório de trabalho, cabendo a cada usuário manter seu backup.
  2. § 2º O acesso ao diretório do usuário só será efetuado mediante a conexão na rede, e apenas o próprio usuário poderá ter acesso ao seu diretório.

Artigo 6º Não serão permitidos, sob pena dos envolvidos sofrerem as penalidades previstas nessa norma:

  1. utilização do login de um outro usuário;
  2. uso de jogos (games) nas estações, salvo para fins educacionais, partindo a instalação ou uso do jogo pelo professor em sua aula ou pela Coordenação dos Laboratórios;
  3. utilização do recurso de mensagens entre usuários, com exceção às autorizadas pelo

professor, em suas aulas, ou autorização da Coordenação dos Laboratórios;

Artigo 7º Os arquivos de trabalho deverão ser gravados no diretório do usuário na rede.

  1. Parágrafo Único. É facultado ao usuário utilizar, temporariamente, o disco local da estação, podendo os arquivos, neste caso, ser apagados por um outro usuário ou automaticamente pelo sistema de atualização da rede.

Artigo 8º Caberá ao usuário manter os arquivos de trabalho livres de contaminação por vírus, através da utilização sistemática e periódica de software anti-vírus, disponível nos computadores.

  1. Parágrafo Único. Os arquivos de trabalho do usuário que contiverem vírus serão apagados pela Coordenação dos Laboratórios, sem prévia comunicação.

Artigo 9º As unidades de discos flexíveis das estações, quando houver, poderão estar desabilitadas, e sua utilização, sem autorização da Coordenação dos Laboratórios, implicará em penalidades previstas neste código.

Artigo 10º É assegurado ao usuário copiar arquivos para o servidor da rede, em seu diretório de trabalho, ou deste para um disco próprio, quando solicitado a um agente da Coordenação dos Laboratórios e após verificada as condições físicas e lógicas da mídia.

Artigo 11º É permitido o uso do CD-ROM, ficando a utilização de áudio permitida mediante a utilização de aparelhos de head phone de propriedade do usuário.

  1. Parágrafo Único. Com a permissão do professor, em seu horário de aula, é admissível o uso de CDs de áudio, em níveis de volume que não acarretem interferência em outros ambientes.

Artigo 12º É de inteira responsabilidade do usuário a conservação e integridade dos equipamentos e acessórios do computador que estiver utilizando.

Artigo 13º É assegurado ao usuário infrator deste código, se estiver cursando uma disciplina da grade curricular das diversas áreas ou cursos do CEFET-RN, a utilização do seu login, com restrição de suas conexões na rede, somente aos horários das aulas.

DAS PENALIDADES

Artigo 14º Será publicada, a critério da Coordenação dos Laboratórios, a relação de usuários que tenham sofrido penalidades e os artigos concernentes a estas.

Artigo 15º Serão cancelados, automaticamente, por um prazo de um semestre letivo, os logins de usuários que tiverem mais de um cadastro, caso seja constatado que não houve falha na Coordenação dos Laboratórios.

Artigo 16º Terá seu login suspenso, por um prazo de 30 (trinta) dias, o usuário que:

  1. utilizar a identificação de um outrem (tanto quem está usando quanto quem cedeu);
  2. estiver jogando, tenha arquivos de jogos em seu diretório de trabalho, esteja instalando ou tenha instalado jogos no disco local da estação;
  3. tiver, em seu diretório de trabalho ou nas estações locais, arquivos obscenos, frases, mensagens, desenhos ou outros meios que tragam constrangimentos a outrem, quando devidamente comprovado o seu envolvimento;
  4. apagar ou alterar, de forma proposital, sistema operacional ou programas instalados nas estações locais.

Artigo 17º Terá seu login suspenso, por um prazo de 15 (quinze) dias, o usuário que:

  1. utilizar mais de uma estação simultaneamente;
  2. enviar mensagens na rede;
  3. usar as unidades de disco flexível, sem autorização da Coordenação dos Laboratórios;
  4. copiar e instalar programas nas estações locais, sem autorização da Coordenação dos Laboratórios;
  5. usar a Internet para acesso a sites que contenham material obscenos;
  6. usar a Internet para acesso a sites de bate-papo (chats).

Artigo 18º Será impedido de usar por um período não inferior a 15 (quinze) dias, com exceção prevista no Artigo 13 deste código, o usuário que modificar a configuração dos computadores.

Artigo 19º Serão recolhidos pela Coordenação dos Laboratórios os CDs que estiverem sendo usados em desacordo com as normas estabelecidas neste código.

  1. § 1º Os CDs recolhidos serão devolvidos ao final de cada semestre letivo, após solicitação por escrito à Coordenação dos Laboratórios.
  2. § 2º Do período do recolhimento até 15 (quinze) dias após o final do semestre letivo, definido em calendário escolar, os CDs ficarão sob a guarda e total responsabilidade da Coordenação dos Laboratórios, a qual identificará com uma etiqueta contendo o nome, número de matrícula e assinatura do dono ou responsável.
  3. § 3º Passado o período de devolução, a Coordenação dos Laboratórios não mais se responsabilizará pelos CDs.

Artigo 20º Serão aplicadas penalidades, pelos órgãos competentes, ao usuário cometer atos de indisciplina e desrespeito a servidores do CEFET-RN, a monitores ou a outros usuários do laboratório.

  • documentos/diatinf/uso-laboratorios.txt
  • Última modificação: 2015/08/08 20:10
  • por 1301182