cursos:superiores:tads:praticas:pas:start

Processo Acadêmico Simplificado

O PAS - Processo Acadêmico Simplificado - foi elaborado com o propósito de ser utilizado em práticas acadêmicas de desenvolvimento de software.

O Processo Acadêmico SImplificado - PAS é um processo de desenvolvimento de software acadêmico, desenvolvido para ser aplicado no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, nas disciplinas que envolvem a prática de desenvolvimento de software. Este processo - desenvolvido de forma interativa e incremental - está em constante desenvolvimento e aprimoramento e diversas pessoas vêm participando desta construção com registro dos resultados em diversas publicações. O processo está aberto a receber contribuições com relação a sua melhoria.

Ele é baseado no UP (Unified Process) e tem por objetivo ser mais simplificado, enxuto e adequado à realidade e às necessidades das disciplinas do curso que por ventura venham a fazer uso dele.

Buscamos, além de simplificar o processo e adequá-lo ao curso, trazer idéias e práticas de outros processos que possam enriquecê-lo (como valores e práticas do XP, ou mesmo métodos do ICONIX, etc.) e criar modelos de documentação específicos para ele.

Embora o processo seja baseado, essencialmente, no UP, são utilizados mais especificamente, três processos de desenvolvimento de software como orientadores na construção do PAS, quais sejam:

  • RUP (Rational Unified Process) - O RUP (Rational Unified Process®) é um processo proprietário de Engenharia de software criado pela Rational Software Corporation, adquirida pela IBM que tem como meta garantir a produção de software de alta qualidade que atenda às necessidades dos usuários dentro de um cronograma e de um orçamento previsíveis. Ele é centrada em uma arquitetura baseada em componentes facilmente extensível, promovendo a reutilização de software e um entendimento intuitivo. Oferece uma abordagem baseada em disciplinas para atribuir tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de desenvolvimento. O RUP é guiado por casos de uso, projetado e documentado utilizando a notação UML (Unified Modeling Language) para ilustrar os processos em ação utilizando técnicas e práticas aprovadas comercialmente. http://www-306.ibm.com/software/awdtools/rup/
  • ICONIX - O ICONIX é um processo de desenvolvimento de software desenvolvido pela ICONIX Software Engineerig. Diferentemente do RUP, o ICONIX não gera muita documentação, e é simples como o XP, se destacando como um poderoso processo de análise de software. Esse processo utiliza a linguagem de modelagem UML e possui uma característica chamada Traceability of Requirements, a qual exige verificar em toda fase se os requisitos estão sendo atendidos. A modelagem é realizada a partir de um protótipo de interface onde se desenvolvem os diagramas de caso de uso baseados nos requisitos do usário. Com base nesses diagramas é realizada a análise do sistema como um todo. Para maiores informações visite o site http://www.iconixsw.com.
  • XP (eXtreme Programming) - O XP é um processo leve, eficiente, flexível e de baixo risco para times pequenos emédios, que desenvolvem software com requisitos dinâmicos ou em constante mudança. A metodologia XP foi criada por Kent Beck, que no início dos anos 90 pensava sobre caminhos melhores para desenvolver software. Ele é baseado nos seguintes valores: simplicidade, comunicação, feedback e coragem. Para maiores detalhes sobre este processo ver BECK(2004).
  • cursos/superiores/tads/praticas/pas/start.txt
  • Última modificação: 2016/10/17 14:33
  • por 1301182