comissoes:posgraduacao:processo-tcc:start

Criar um processo único e amplamente difundido para o ciclo de vida dos Trabalhos de Conclusão de Curso - TCCs, dos cursos superiores da DIATINF/CNAT/IFRN. O processo define como devem ser conduzidos os TCCs, desde a escolha dos temas até a sua entrega e depósito dos mesmos no portal da memória do IFRN (repositório institucional). Nesse processo, todos os atores envolvidos, como alunos e orientadores, terão informações do passo a passo necessário até a conclusão, bem sucedida do mesmo.

Definido em cinco fases:

  1. Ideação - escolha do tema, problema específico a ser explorado e orientador correspondente;
  2. Formalização - registro na forma de um projeto de pesquisa e o comprometimento dos envolvidos;
  3. Desenvolvimento - desenvolvimento da pesquisa e a redação do relatório técnico;
  4. Conclusão e Apresentação - realizar as correções propostas, submissão do texto e apresentação para a banca;
  5. Entrega e Depósito - realizar os últimos ajustes, entrega da versão final, após a qual estará habilitado a solicitar o diploma.

1. Ideação

Informações Importantes da Fase
  • Os professores da diretoria ficarão encarregados em disponibilizar e manter atualizado um banco de temas, preferencialmente relacionados às pesquisas sendo desenvolvidas pelo grupo.
    • Temas relacionados à projetos em atividade
    • Temas relacionados às pesquisas em andamento
  • É de responsabilidade dos núcleos de pesquisa ligados a diretoria a articulação e garantia de que a relação dos temas propostos está diretamente relacionada às linhas de pesquisa dos núcleos de pesquisa.
  • A DIATINF estará encarregada de articular com os entes institucionais para a definição e manutenção de um “ecosistema” de inovação, com participação efetiva da sociedade e indústria - como fomentadores principais das pesquisa sendo ou a serem desenvolvidas.

2. Formalização

Informações Importantes da Fase
  • Princípios a serem seguidos:
    • Engajamento - cada docente orientado pelo menos um aluno;
    • Equilíbrio - distribuição uniforme dos orientandos pelos docentes do curso;
    • Registro - registro das ações na forma de projeto de pesquisa;
      • Caso NÃO faça parte de um projeto em atividade;
      • Orientador é o coordenador do projeto.

3. Desenvolvimento

Informações Importantes da Fase
  • Será fortemente sugerido que os trabalhos desenvolvidos tenham a forma de Relatório Técnico;
  • A diretoria irá fornecer modelos de relatórios técnicos, com base no modelo definido pela instituição;
  • Dado que o desenvolvimento do TCC está registrado como um projeto de pesquisa, deve ser utilizado o SUAP para realizar o acompanhamento do desenvolvimento do TCC - cumprimento das metas estabelecidas;
    • Plano de ação
    • Cronograma
    • “Entregas”

4. Submissão

Informações Importantes da Fase
  • A coordenação do curso ficará encarregada de, a cada semestre, definir e divulgar amplamente um período de submissões de trabalhos, nos moldes da submissão de artigos a um evento científico;
  • A submissão dos trabalhos deverá ocorrer por meio de um sistema disponível na Internet;
  • Os trabalhos submetidos no prazo serão então distribuídos pelo coordenador do curso ou professor da disciplina de OPP para os seus revisores. Esse passo deverá ser realizado no mesmo sistema que possibilitou as submissões;
  • Deverão ser utilizados revisores tanto internos, quanto externos;
  • Os revisores envolvidos receberão a devida comprovação da avaliação que realizaram;
  • Ao final são escolhidos os melhores trabalhos a se transformarem em artigo científicos a serem submetidos para jornais, revistas ou eventos científicos da área;
  • Haverá o compromisso dos respectivos orientadores em conduzir o processo de adequação do artigo para uma publicação científica, mesmo sem a participação do aluno que realizou a primeira parte do trabalho. A esse trabalho é extremamente importante que possam ser incluídos outros docentes;
    • Se basear no relatório técnico produzido;
    • Considerar as contribuições da banca.

5. Entrega Final

Informações Importantes da Fase
  • O trabalho resultante, preferencialmente um Relatório Técnico, será (i) entregue no formato digital, (ii) depositado no repositório institucional (memoria.ifrn.edu.br) e (iii) referenciado:
    • No SUAP, marcando a conclusão do projeto de pesquisa correspondente;
    • No SUAP-Edu, habilitando o aluno a solicitar o diploma;
    • No site da DIATINF;
  • Será fortemente estimulado que os relatórios técnicos produzidos anteriormente sejam, sempre que possível e pertinente, referenciados pelos trabalhos em desenvolvimento.

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  • Última modificação: 2016/03/03 14:02
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